quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cardeal Newman: o ex-protestante que virou Cardeal e foi Beatificado

Queridos irmãos e irmãs, Paz e Bem! Gostaria de compartilhar um pouco (sim, muito pouco, pois, meu desejo é despertar a curiosidade em cada um (a) de vocês para que possam buscar conhecer muito mais e “imitar-lhe a fé”) sobre a virtuosa história do querido Beato Cardeal Newman. Realmente, é necessário “lembrar-se dos nossos dirigentes...” – Hb 13, 7, para melhor vivermos a Verdade que só encontraremos em Cristo, Força e Vitória dos santos.

John Henry Newman nasceu em Londres (1801) e faleceu em Edgbaston (1890). Ele foi um sacerdote da Igreja Anglicana que se converteu ao Catolicismo e que, posteriormente, foi nomeado Cardeal pelo Papa Leão XIII (1879). No ano de 2010 ele foi Beatificado pelo Papa Bento XVI.

Veja abaixo alguns momentos importantes de sua vida tais como narrados pelo próprio Papa Bento XVI na homilia do dia de sua beatificação:

“A conversão [do Cardeal Newman] ao Catolicismo, exigiu-lhe o abandono de quase tudo o que lhe era caro e precioso: os seus haveres e a sua profissão, o seu grau académico, os laços familiares e muitos amigos. A renúncia que a obediência à verdade, a sua consciência, lhe pedia, ia mais além ainda. Newman sempre estivera consciente de ter uma missão para a Inglaterra. (…) Em Janeiro de 1863, escreveu no seu diário estas palavras impressionantes:

«Como protestante, a minha religião parecia-me miserável, mas não a minha vida. E agora, como católico, a minha vida é miserável, mas não a minha religião».

O Cardeal Newman se referia à postura de total humildade e quebrantamento diante de Deus que só a aprendeu a ter sob a tutela da sã Doutrina Católica, e que é totalmente diferente da sua antiga maneira protestante de pensar, quando já “se achava salvo” e era muito seguro de que seu “bom comportamento” já lhe garantira o céu.
A intercessão do Beato Cardeal John Newman é uma importante ferramenta para todos os católicos que possuem amigos, parentes ou entes queridos que não acolhem a verdadeira Igreja de Cristo. Através dele podemos pedir ao Senhor que a luz da Verdade se acenda em seus corações.


Beato Cardeal Newman, rogai por nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário